Vereadores acompanham ato de abertura da Capela Mortuária de Buritis-RO

por Tales Sousa publicado 12/08/2025 13h30, última modificação 12/08/2025 13h30
Espaço começa a atender a comunidade antes da inauguração oficial, com uso gratuito e regulamento definido por decreto municipal.

Na manhã desta terça-feira, vereadores de Buritis-RO participaram do ato de abertura da Capela Mortuária do município. Embora ainda não seja a inauguração oficial — pois alguns itens de mobília ainda estão em aquisição —, o prefeito Valtair Fritz destacou a importância de já disponibilizar o espaço para atender a população.

Localizada na Rua Maria Aparecida de Queiroz, nº 3478, Setor 10, a capela mortuária foi projetada para oferecer dignidade e conforto às famílias em momentos de despedida. O prédio conta com duas salas de velório, banheiros masculino e feminino, três quartos equipados com cama de solteiro, além de cozinhas com pia, utensílios, geladeira e fogão a gás.

Como utilizar a Capela Mortuária
O uso é gratuito e regulamentado pelo Decreto Municipal nº 15.860/2025. Para ter acesso, um familiar do falecido deve preencher o requerimento de autorização e entregá-lo ao servidor responsável, pessoalmente ou via WhatsApp. O agendamento deve ser feito com pelo menos duas horas de antecedência, para uso de até 24 horas — prorrogável por igual período em casos excepcionais.

A utilização seguirá a ordem de protocolo dos pedidos. Em situações de óbitos simultâneos, a prioridade será do primeiro requerimento protocolado. Também é necessária autorização para cerimônias não religiosas, entrada de bandas ou grupos musicais, e para a colocação de elementos identificativos de associações.

Durante o uso, cabe às famílias zelar pela conservação do espaço, utilizar apenas no período autorizado, não fumar, manter o respeito durante as cerimônias e devolver as chaves após a vistoria. O município garante limpeza, fornecimento de água potável, energia elétrica, gás de cozinha e insumos básicos nos sanitários.

Com a abertura antecipada, a gestão municipal busca assegurar que a população tenha acesso imediato a um espaço adequado para velórios, mesmo antes da finalização de todos os detalhes da obra.